Como funciona o Delivery Web

Delivery Web é o melhor caminho entre os estabelecimento e o comércio eletrônico. Com o VExpress os seus parceiros/lojistas recebem os pedidos on-line, aumentam suas vendas e o faturamento.

O sistema irá fazer a divulgação online para milhares de internautas que poderão encontrar os cardápios, fazer pedidos e pagar por eles diretamente no seu site, com cartões de crédito, ou no momento da entrega.

O site mostra em tempo real todas as informações de cada novo pedido recebido e ainda elimina problemas recorrentes, como falhas de comunicação por telefone e linhas ocupadas, ajudando o estabelecimento do seu parceiro a conquistar e fidelizar novos clientes.

Você conhece ou já ouviu falar do RestauranteWeb, Peixe Urbano Delivery, iFood, PedidosJá ou qualquer outro site de delivery web? Se sim, sabe exatamente do que se trata o assunto e sabe também que essa é uma idéia genial que está começando a fazer grande sucesso no Brasil e no mundo.

 

Mercado

O sistema VExpress não faz parte do mercado de compra coletiva, ele é um sistema do novo setor de “delivery web”, mercado esse que vem crescendo como um novo “boom” de 2012, e ele tem uma das melhores ideias que veio da compra coletiva que é trabalhar com parceiros locais, de modo que os grandes players do mercado hoje atuam em poucas cidades, São Paulo, Rio, Brasília e outras, deixando uma fatia enorme de mercado para os novos sites que surgirão.

Nos baseamos nos principais sites desse mercado para mesclar as principais funções em um só sistema mais completo que os sites citados, além de utilizar algumas boas ideias vindas do mercado de compra coletiva absorvidas no sistema VCupom.

Em meados de março de 2012 quando começamos a desenvolver existiam de 4 a 5 sites funcionais de delivery web, hoje 3 meses despois esse número já ultrapassa 15 sites. O boom está ocorrendo tal como foi na compra coletiva, e novamente os primeiros sites terão grande vantagem sobre os demais.

 

Conceito

O VExpress basicamente busca por CEP ou Cidade os estabelecimentos cadastrados para as regiões e permite que as pessoas comprem os “pratos” ou “produtos” de forma personalizada e o estabelecimento entrega o produto ao cliente no prazo informado na sua página no site. O próprio estabelecimento pode cadastrar os pratos, fotos, etc, e todas essas informações são “moderadas” pelo administrador do sistema.

São Paulo, por exemplo, tem em torno de 8 mil pizzarias, cada pizzaria tem em seu cardápio de 150 a 200 pizzas diferentes, além de combinações, pizzas doces, esfirras, etc, variando com a pizzaria. Os sites de delivery web podem ter dezenas de milhares de estabelecimentos, o site restauranteweb, por exemplo, tem mais de 2.000 estabelecimentos, o site pedidosjá, que é um site mais novo, tem mais de 900 estabelecimentos, todos ativos e vendendo seus pratos por estes sites. O valor do ticket médio é mais baixo que um site de compra coletiva, mas o volume de vendas e absurdamente maior, são milhares de vendas diárias.

 

Estratégia e Rentabilidade

Para fazer dinheiro os grandes sites hoje ainda cobram comissões em cima das vendas para que o restaurante possa ser listado e possa vender seus pratos no site. Nós estamos almejando mostrar como trabalhar de maneira um pouco mais flexível para o parceiro e ao mesmo tempo mais rentável e estável “mensalmente” para nossos clientes, primeiramente sem taxa alguma de abertura.

Irei explicar abaixo de modo resumido as ideias de comissionamento e planos mensais:

  • Plano comum comissionado: é descontado do parceiro uma comissão de 10 a até 20% de tudo for vendido;
  • Plano mensalidade “Bronze”: é cobrado uma mensalidade mais baixa, de R$ 50,00 a R$ 100,00 +valor do desconto dos cartões, o parceiro pode adicionar seus pratos/produtos a vontade, mas não tem destaque algum na busca, home, e-mails, etc;
  • Plano mensalidade “Prata”: é cobrado uma mensalidade média, de R$ 150 a R$ 250,00 +valor do desconto dos cartões, o parceiro pode adicionar seus pratos/produtos a vontade, ele vai ter destaque na busca, será enviado 1 e-mail automático por semana onde produtos dele vão ter destaque, aparecerá mais acima na busca de estabelecimentos, possuirá cor de fundo diferenciada na faixa onde aparece a empresa dele para se destacar destaque, exibirá também uma “medalha” mostrando que ele é um estabelecimento nível Prata;
  • Plano mensalidade “Ouro”: é cobrado uma mensalidade mais alta, de R$ 400 a R$ 600,00 +valor do desconto dos cartões, o parceiro pode adicionar seus pratos/produtos a vontade, ele vai ter destaque na busca, terá o logo na home em destaque, terá banner na busca, serão enviados 2 e-mails automáticos por semana onde produtos dele terão destaque, irá aparecer mais acima na busca de estabelecimentos, possuirá cor de fundo diferenciada na faixa onde aparece a empresa dele para se destacar destaque, exibirá também uma “medalha” mostrando que ele é um estabelecimento nível Ouro;

*as nomenclaturas dos planos e valores mencionados acima apesar de estarem dentro de um valor de mercado são apenas sugestivos para dar uma ideia mais prática de lucratividade e renda.

Com uma base não muito grande de 500 estabelecimentos, supondo que a média de todas as mensalidades esteja em R$ 150,00, a lucratividade mensal seria em torno de 75 mil reais, um valor muito bom, podendo crescer muito mais.

 

Empresas

No Brasil, temos já diversas empresas que estão se iniciando neste mercado. Os primeiros sites do ramo a operar no Brasil foram RestauranteWeb, Peixe Urbano Delivery, iFood, PedidosJá. Poucos meses depois, mais empresas de destaque no Brasil são JáNaMesa, ComerNaWeb, MegaMenu, Alakarte, entre outras e também não podemos deixar sobre empresas desse mercado em destaque no mundo tais como Zuppler, JustEat, GrubHub, PedidosYa.com.ar.