Como instalar o VCupom

Tela de instalação do sistema VCupom na versão 10.2

Tela de instalação do sistema VCupom na versão 10.2

Uma informação importante antes de instalar é que o VCupom não pode ser instalado em uma pasta na raiz, deve-se instalar sempre no domínio principal (ex: www.seusite.com.br) ou em um subdomínio (ex: vcupom.seusite.com.br), também não tente instalar o sistema em um domínio temporário estilo http://123.123.123.123/~website/ pois ele será interpretado como uma pasta ou diretório.

1. Criando o banco de dados

Antes de iniciar a instalação deve-se criar o banco de dados, criar o usuário e associar o mesmo com permissão ao banco em questão. Não se preocupe, isso é bem simples de fazer e iremos detalhar logo abaixo o passo-a-passo desse procedimento:

1.1. Entre no seu cPanel (ex: http://seusite.com.br/cpanel), acesse o item Banco de Dados MySQL, logo no começo da página na opção Criar Novo Banco de Dados adicione o sufixo do nome do banco de dados, ex: vcp, assim o nome do banco será algo como seusite_vcp.

1.2. Agora vamos criar o usuário do banco de dados, mais abaixo no item Adicionar Novo Usuário adicione um sufixo e as senhas iguais e clique em Criar Usuário. Recomendamos que utilize o mesmo sufixo do nome do banco para facilitar e que use o Gerador de Senhas para que uma senha complexa seja criada.

1.3. É preciso adicionar o usuário criado ao banco de dados para que ele tenha permissão de acesso ao mesmo. Ainda na mesma página no item mais abaixo Adicionar Usuário ao Banco de Dados escolha o usuário e o banco de dados, ambos que foram criados a pouco e clique em Adicionar. Na página que vai se abrir clique no checkbox de Todos os Privilégios e clique no botão Fazer Alterações, feito isso agora podemos proceder com a instalação do sistema, seja ela manual ou automática.

2. Acesse o seu FTP

2.1. É preciso acessar o FTP da sua hospedagem para copiar os arquivos do sistema VCupom para a pasta raiz da web, ou seja, a pasta public_html. Para isso utilize o seu client FTP favorito ou caso não tenha um baixe o Filezilla em https://filezilla-project.org/download.php?type=client, configure o Host, Usuário e Senha e acesse o seu FTP.

2.2. Depois de acessar o FTP, abra a pasta public_html e copie todo o conteúdo da pasta vcupom que está dentro do .zip de instalação para o public_html. Não copie a pasta, apenas os itens dentro dela, também não copie qualquer outro arquivo do .zip, é necessário apenas todos os arquivos que estão dentro da pasta vcupom do .zip.

2.3. Isso deve levar algum tempo dependendo da sua conexão, após feito isso você pode proceder com alguma das instalação abaixo. Não importa qual instalação você opte por fazer, o resultado final será o mesmo.

3. Instalação automática

3.1. Execute o http://www.seusite.com.br/install para abrir o instalador, na primeira página Licença de Uso apenas leia o contrato e clique em Eu Concordo para passar a próxima página.

3.2. Na página Requerimentos do Sistema ocorrerá uma checagem de opções, caso tudo esteja correto clique em Continuar, para instalações novas provavelmente na checagem do Arquivo de Configuração a checagem irá informar que o arquivo não existe e é necessário criá-lo. Crie um arquivo vazio chamado config.php e suba ele via FTP para a raiz do seu site em public_html e faça a checagem novamente, agora deverá estar tudo OK, clique em Continuar.

3.3.  Em Chave e Banco de Dados cole a chave de licença obtida através da sua área de cliente no campo Chave de Licença. Agora digite os dados de acesso ao bando de dados, em host digite localhost, e nos próximos campos digite o usuário, senha, o nome do banco de dados e clique em Continuar.

3.4. Agora na página do instalador Finalização digite o nome do site em Nome do Site e digite os dados solicitados logo abaixo para acesso ao Admin do sistema, nome completo, e-mail e a senha duas vezes e clique em Finalizar Instalação.

3.5 Pronto, agora você já tem o sistema instalado e o usuário principal de acesso, basta entrar em http://www.seusite.com.br/admin para acessar o Admin do sistema VCupom.

3.6. Caso tenha algum problema ou deseje fazer a instalação manual, siga os passos abaixo ou entre em contato conosco através da central de suporte na sua área de cliente em https://www.valuesoft.com.br/cliente.

4. Instalação manual

4.1. Acesse o seu FTP e renomeie o arquivo que está na raiz config.php.novo para config.php ou caso você não tenha esse arquivo apenas crie um arquivo chamado config.php, copie os dados abaixo, cole em seu arquivo config.php e preencha as informações que estão vazias entre aspas simples ” com os dados de conexão e licença. Após feito isso suba ele via FTP para a raiz do seu site em public_html.

<?php
$license = '';
$db_host = 'localhost';
$db_username = '';
$db_password = '';
$db_name = '';
$ssl = false;
?>

4.2. Acesse o seu cPanel, clique em PHPMyAdmin, clique no seu banco de dados, clique em importar e importe o arquivo SQL que se encontra em /install/inc (o nome do arquivo é algo como vcupom100.sql) para o seu banco de dados.

4.3. Entre em seu banco de dados, entre na tabela app_user e clique em Insere para adicionarmos os dados do usuário principal de acesso ao Admin. Em user_type escolha Admin, em user_name digite o nome do usuário principal, em user_email digite o email que será usado como acesso ao Admin, em user_pwd digite a senha e no select desse campo escolha SHA1 para a encriptação da senha (caso contrário o sistema não reconhecerá o login) e clique em Executar.

4.4 Pronto, agora você já tem o sistema instalado e o usuário principal de acesso, basta entrar em http://www.seusite.com.br/admin para acessar o Admin do sistema VCupom.