Como funciona o Delivery Web

Delivery Web é o melhor caminho entre os estabelecimento e o comércio eletrônico. Com o VExpress os seus parceiros/lojistas recebem os pedidos on-line, aumentam suas vendas e o faturamento.

O sistema irá fazer a divulgação online para milhares de internautas que poderão encontrar os cardápios, fazer pedidos e pagar por eles diretamente no seu site, com cartões de crédito, ou no momento da entrega.

Como comprar, atualizar e obter adicionais de uma licença do VExpress

Páginas de compra de adicionais para licenças de sistemas da ValueSoft

Páginas de compra de adicionais para licenças de sistemas da ValueSoft

Você pode comprar uma licença do sistema VExpress por dois caminhos: clicando em “Comprar Agora” na página de planos do VExpress em http://www.vexpress.com.br/delivery-web/precos-e-planos ou se você já for registrado, acesse sua área de cliente na ValueSoft Sistemas em https://www.valuesoft.com.br/cliente clicando no menu Serviços e depois em Assinar Agora!, escolha a licença e proceda até o final do pagamento da mesma.

Hospedagem e recursos mínimos para o VExpress

Logo da empresa da hospedagem ValueHost

Logo da empresa da hospedagem ValueHost

Para que uma hospedagem seja ideal para o sistema VExpress indicamos que as configurações abaixo estejam presentes na configuração do servidor em questão:

  • PHP versão 5.3 ou posterior
  • MySQL versão 5.1 ou posterior
  • Suporte à Curl (com SSL)
  • Biblioteca de Imagem GD
  • PHP com suporte a JSON
  • Suporte a Ioncube Loaders 4.0 ou posterior

Recursos e Funcionalidades do VExpress

O melhor e mais completo sistema de Delivery Online que possui além de dezenas de recursos, integração com o agregador Zupee e integração futura com a VClick com disponibilidade de milhares de produtos e serviços diariamente.

Veja abaixo todos os principais recursos e funcionalidades do sistema na versão atual e também alguns recursos que estão em desenvolvimento para a próxima versão.

1. Admin – Gerenciando pedidos

Para gerenciar os pedidos feitos em seu sistema acesse no seu Admin a aba Pedidos no seu menu.
Através da área de pedidos é possível gerenciar todos os pedidos.

Pelo sistema é possível diferenciar os pedidos de 4 formas:

  • Andamento – O pedido desde do seu recebimento até a entrega ele permanece em andamento.
  • Atrasados – Os pedidos que estão atrasados são exibidos nesta tela, facilitando a identificação do mesmo.
  • Finalizados – Os pedidos que já foram entregues para os clientes são exibidos na tela de pedidos Finalizados.
  • Cancelados – Os pedidos cancelados são exibidos nesta tela.

1.1. Admin – Gerenciando os pedidos – Andamento

O pedido realizado em seu site é recebido nos pedidos em Andamento.
O pedido quando recebido pelo site o mesmo é exibido em Pedidos Pendentes em pedidos em Andamento.

Para dar sequência no andamento dos pedidos é necessário aceitar o pedido antes.

Após a aceitação do pedido, o mesmo passa de um Pedidos Pendentes para Pedidos Abertos.
Os pedidos em aberto significa que os pedidos foram aceitos pelo Lojista e foi dado início ao seu andamento.
Quando o pedido está em aberto, o Lojista tem a possibilidade de mudar seu status para Pedidos em Preparo, mas esta etapa não é obrigatória, ou para Pedidos Despachados.
Quando o pedido está sendo entregue o Lojista pode alterar seu status para Pedidos Finalizados, sendo assim finalizando o Andamento do pedido.

1.2. Admin – Gerenciando os pedidos – Atrasados

Para exibir os Pedidos Atrasados é necessário configurar antes, para isso vá em Configuração > Geral na subdivisão
Pedidos em Atraso e determine a configuração Tempo para considerar como atraso (minutos).

Após os minutos, informados na configuração de Pedidos em Atraso, os pedidos em aberto que não foram aceitos pelo Lojista serão exibidos em Pedidos Atrasados.

1.3. Admin – Gerenciando os pedidos – Finalizados

Após o Andamento do pedido ter sido finalizado, os pedidos são exibidos em Pedidos Finalizados.
O pedido quando finalizado o Lojista tem a possibilidade de voltar o status do mesmo, sendo obrigatório informar o motivo.

1.4. Admin – Gerenciando os pedidos – Cancelados

O pedido quando está em Pedidos Pendentes, o Lojista tem a possibilidade de cancela-lo, mas para isso é necessário informar o motivos antes.
Após cancelado, o pedido será exibido em Pedidos > Cancelados, onde listará todos os pedidos cancelados pelos Lojistas.
Um pedido cancelado pode ter seu status retornado para pendente, mas para isso o Lojista deverá informar o motivo retorno do status.

2. Admin – Gerenciando as transferências – Iugu Marketplace

Transferencias pendentes

Com a configuração do Iugu Utilizar Marketplace habilitada e um pedido é realizado um com o Gateway Iugu o sistema VExpress no momento da finalização do pedido informa para o Iugu, de acordo o plano do Lojista, um valor a ser transferido para a conta do Lojista (cadastrada no Iugu).

Essa transferencia informada pelo VExpress é exibida nesta tela (como pendente).
Para realizar a transferencias dos valores desejado selecione, marcando pelo checkbox na primeira coluna da tabela e clique em Repassar.

Transferencias realizadas

Todas as transferencias repassadas pelo sistema VExpress são armazenadas e exibidas em Transferencias Realizadas.

3. Admin – Gerenciando Cidades

Pelo sistema VExpress não é possível inserir nenhuma cidade, o mesmo já vem pré-carregado com os dados de todos os Estados e Cidades do Brasil.
A tela de Cidades exibirá todas as cidades que possuem ao menos um Estabelecimento ativo e realiza Entrega de seus produtos nesta cidade.

4. Admin – Gerenciando Empresas

Adicionando uma nova Empresa

Para adicionar uma nova empresa acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Empresas.

Clique no botão Adicionar, preencha os dados da Empresa e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Varios tipos de registros no sistema VExpress, entre eles Empresas, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistema VExpress irá ignorar o registro em questão e não irá exibi-lo em seu site.

Na lista de Empresas, clique no checkbox na primeira coluna na linha respectiva ao registro desejado, uma mensagem irá informar que o registro em questão foi habilitado, está pronto.

Adicionando Horários de Delivery e Funcionamento

Para adicionar um novo horário de Delivery/Funcionamento acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Empresas.

Clique no botão Horários em seguida Delivery/Funcionamento, irá abrir uma tela para preencher os dados do Horário, após preencher os dados, confira-os, se estiver de acordo clique em Salvar.

Adicionando os dados do responsável pela Empresa

Para adicionar o Responsável pela Empresa acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Empresas.

Clique no botão Cadastro, preencha os dados do Responsável e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Salvar.

Verificando disponibilidade e sessão de login da Empresa

Para verificar se a empresa está Aberta ou Fechada e se o lojista está Online ou Offline clique no menu Empresas.

Na listagem de Empresas existe uma coluna Horário/Login onde pode haver 3 botões:

  • O primeiro é para informar se a empresa está dentro do Horário de Delivery (Aberta ou Fechada)
  • O segundo é para informar o se o lojista está Online ou Offline
  • O terceiro é exibido somente se o lojista estiver Online, que é para realizar o Logout do lojista do sistema.

Configurando Subdomínio

Para configurar o subdomínio da Empresa acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Empresa.

Clique no botão Configurar subdomínio.

As configurações do Subdomínio da Empresa, possui 13 configurações:

  • Subdomínio ativo – Esta configuração é para determinar se a Empresa estará habilitada para utilzar o site como Subdominio.
  • Página principalEstá configuração é para determinar qual será a página principal a ser utilizada quando acessar o subdomínio da empresa.
  • Subdomínio do LojistaEstá configuração é para determinar qual será o subdomínio que o estabelecimento será utilizado para acessar o cardápio do Estabelecimento.
  • LogoEsta configuração é para determinar qual será Logo personalizada do estabelecimento.
  • BackgroundEsta configuração é para determinar qual será a imagem do Background personalizado do estabelecimento.
  • Cor do BackgroundEsta configuração é para determinar qual será a Cor do Background personalizado do estabelecimento.
  • Background do TopoEsta configuração é para determinar qual será a imagem do Backgorund personalizado do top da página do estabelecimento.
  • Cor do Background do TopoEsta configuração é para determinar qual será a cor do Backgorund personalizado do top da página do estabelecimento.
  • Background do RodapéEsta configuração é para determinar qual será a imagem do Backgorund personalizado do rodapé da página do estabelecimento.
  • Cor do Background do RodapéEsta configuração é para determinar qual será a cor do Backgorund personalizado do rodapé da página do estabelecimento.
  • Título informativo na buscaEsta configuração é para determinar qual será o título informativo na busca da página do estabelecimento
  • Script do ChatEstá configuração é para informar algum script de chat externo, caso o estabelecimento deseje utilizar.
  • Página personalizadaEstá configuração é para determinar o conteúdo da página principal do estabelecimento, caso a página principal seja personalizada.

5. Admin – Entregadores

Adicionando um novo Entregador

Para adicionar um novo entregador acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Entregadores.

Clique no botão Adicionar, preencha os dados do Entregador, confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

O Entregador é adicionado com o registro habilitado e não é possível desabilita-lo.

6.1. Admin – Usuários – Lojistas

Adicionando um novo Lojista

Para adicionar um novo lojista acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Empresas.

Clique no botão Usuário, em seguida clique no botão Adicionar, preencha os dados do Lojista confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

O Lojista já é adicionado com o registro habilitado e para desabilitar clique em Usuários em seguida Lojistas.

Na lista de Lojistas, clique no checkbox na primeira coluna na linha respectiva ao registro desejado, uma mensagem irá informar que o registro em questão foi alterado, está pronto.

6.2. Admin – Usuários – Vendedores

Adicionando um novo Vendedor

Para adicionar um novo vendedor acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Usuários, em seguida no submenu Vendedores.

Clique no botão Adicionar, preencha os dados do Vendedor, confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar, está pronto.

6.3. Admin – Usuários – Sistema

Adicionando um novo Usuário do Sistema

Para adicionar um novo usuário do sistema acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Usuários em seguida no submenu Sistema.

Clique no botão Adicionar, preencha os dados do Usuário do Sistema, confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Varios tipos de registros no sistema VExpress, entre eles Usuários do Sistema, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistema VExpress irá ignorar o registro em questão e permitir o acesso do mesmo ao Sistema.

Na lista de Entregadores, clique no checkbox na primeira coluna na linha respectiva ao registro desejado, uma mensagem irá informar que o registro em questão foi habilitado, está pronto.

7.1. Admin – Categorias – Simples

Adicionando uma nova Categoria Simples

Para adicionar uma nova categoria simples acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Categoria, em seguida no submenu Simples.

Clique no botão Adicionar, preencha os dados da Categoria confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Varios tipos de registros no sistema VExpress, entre eles as Categorias Simples, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistema VExpress irá ignorar o registro em questão e não irá exibi-lo em seu site.

Na lista de Categorias Simples, clique no checkbox na primeira coluna na linha respectiva ao registro desejado, uma mensagem irá informar que o registro em questão foi habilitado, está pronto.