Como funciona a Compra Coletiva

O conceito de compra coletiva é quando um grupo de consumidores se reúnem e usam uma velha regra de ouro: agrupar várias pessoas para alcançar o menor preço possível com um estabelecimento.

Muitas empresas têm utilizado este conceito para construir uma estratégia de marketing diferenciada e inovadora. O poder de compra coletiva é uma abordagem cooperativa para alavancar o tamanho do grupo em benefício do consumidor, oferecendo produtos a um preço mais baixo.

Como comprar, atualizar e obter adicionais de uma licença do VCupom

Páginas de compra de adicionais para licenças de sistemas da ValueSoft

Páginas de compra de adicionais para licenças de sistemas da ValueSoft

Você pode comprar uma licença do sistema VCupom por dois caminhos: clicando em “Comprar Agora” na página de planos do VCupom em http://www.vcupom.com.br/compra-coletiva/precos-e-planos ou se você já for registrado, acesse sua área de cliente na ValueSoft Sistemas em https://www.valuesoft.com.br/cliente clicando no menu Serviços e depois em Assinar Agora!, escolha a licença e proceda até o final do pagamento da mesma.

Hospedagem e recursos mínimos para o VCupom

Logo da empresa da hospedagem ValueHost

Logo da empresa da hospedagem ValueHost

Para que uma hospedagem seja ideal para o sistema VCupom indicamos que as configurações abaixo estejam presentes na configuração do servidor em questão:

  • PHP versão 5.3 ou posterior
  • MySQL versão 5.1 ou posterior
  • Suporte à Curl (com SSL)
  • Biblioteca de Imagem GD
  • PHP com suporte a JSON
  • Suporte a Ioncube Loaders 4.0 ou posterior

Recursos e Funcionalidades do VCupom

O melhor e mais completo sistema de Compra Coletiva que possui além de dezenas de recursos, integração com o agregador Zupee e integração com a VClick com disponibilidade de milhares de produtos e serviços diariamente.

Veja abaixo todos os principais recursos e funcionalidades do sistema na versão atual e também alguns recursos que estão em desenvolvimento para a próxima versão.

Como instalar o VCupom

Tela de instalação do sistema VCupom na versão 10.2

Tela de instalação do sistema VCupom na versão 10.2

Uma informação importante antes de instalar é que o VCupom não pode ser instalado em uma pasta na raiz, deve-se instalar sempre no domínio principal (ex: www.seusite.com.br) ou em um subdomínio (ex: vcupom.seusite.com.br), também não tente instalar o sistema em um domínio temporário estilo http://123.123.123.123/~website/ pois ele será interpretado como uma pasta ou diretório.

3. Gerenciando os pedidos

Para gerenciar os pedidos feitos em seu sistema acesse no seu Admin a aba Pedidos no seu menu.

Você poderá filtrar os pedidos pelo nome da oferta, por período e por alguns status principais. A coluna ID exibe o número geral do pedido que o cliente fez, e a coluna Item está relacionado a cada item (oferta) comprado dentro do pedido, caso a mesma oferta seja comprada mais de uma vez o número do Item será o mesmo, alterando assim apenas o número de unidades comprado do mesmo.

4. Gerenciando as cidades

Para adicionar a sua primeira oferta no sistema VCupom é preciso antes adicionar pelo menos uma cidade e uma empresa, segue abaixo como fazer para adicionar uma cidade.

5. Adicionando as empresas

Acesse o Admin do seu sistema e clique em Empresas.

Clique no botão Adicionar, digite o nome da Empresa, no campo Google Map digite o endereço da empresa da mesma maneira que ele aparece no Google Maps, no campo Descrição digite o conteúdo da descrição da empresa, esse campo é HTML e pode conter todo tipo de conteúdo HTML como textos formatados, imagens, vídeos, etc.

6. Criando usuários, lojistas e vendedores

6.1 Criando um novo usuário

Para adicionar um novo usuário acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Usuários em seguida no submenu Usuários.
Clique no botão Adicionar, selecione o Grupo que o mesmo será vinculádo, digite o Nome, Email e Senha e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

6.2 Criando um novo Lojista

Para adicionar um novo lojista acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Usuários em seguida no submenu Lojistas.
Clique no botão Adicionar, selecione a Empresa que o mesmo será vinculado, digite o Nome, Email e Senha e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

6.3 Criando um novo Vendedor

Para adicionar um novo vendedor acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Usuários em seguida no submenu Vendedores.
Clique no botão Adicionar, digite o Nome e Email e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Vários tipos de registros no sistema VCupom, entre eles usuários, lojistas, vendedores e etc, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistem VCupom irá ignorar o registro em questão e não irá ativá-lo em seu site.

Na lista de Usuários, Lojistas e Vendedores, clique no checkbox na primera coluna na linha respectiva ao registro desejado, uma mensagem irá informar que o registro em questão foi habilitado, está pronto.

8. Gerenciando categorias

8.1 Criando uma nova categoria

Para adicionar uma nova categoria acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Categorias em seguida no submenu Lista.

Clique no botão Adicionar, selecione a Categoria mãe que o mesmo será vinculado e digite o Nome e confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

9. Gerenciando as páginas

9.1 Criando uma nova página

Para adicionar uma nova página acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Páginas em seguida no submenu Lista.

Clique no botão Adicionar, digite o Título HTML, Título na Página, META Description, META Keywords, seleciona a Localização da página, confira os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Vários tipos de registros no sistem VCupom, entre eles páginas, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistema VCupom irá ignorar o registro em questão e não irá exibi-lo em seu site.

9.2 Gerenciando página Home do Lojista

Para gerenciar a página Home do Lojista acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Páginas em seguida no submenu Home do Lojista.

Digite o Conteúdo, se estiver de acordo clique em Salvar.

10. Viagens: Destinos, Grupo de Filtros, Filtros e Filtros de Preços

10.1 Criando um novo destino

Para adicionar um novo Destino acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Viagens em seguida no submenu Destino.

Clique no botão Adicionar, digite o Nome do destino, clique no botão Verificar no mapa, confira se o mapa foi carregado corretamente de acordo com o Nome do Destino informado, se estiver de acordo clique em Adicionar.

10.2 Criando um novo grupo de filtros

Para adicionar um novo Grupo de Filtros acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Viagens em seguida no submenu Grupo de Filtros.

Clique no botão Adicionar, digite o Nome do Grupo de Filtros, confira se o os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

10.3 Criando um novo filtro

Para adicionar um novo Filtro acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Viagens em seguida no submenu Filtros.

Clique no botão Adicionar, selecione o Grupo que deseja vincular ao novo filtro e digite o Nome do Filtro, confira se o os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

10.4 Criando um novo filtro de preço

Para adicionar um novo Filtro de Preço acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Viagens em seguida no submenu Filtros de Preços.

Clique no botão Adicionar, digite o Nome do Filtro de Preço, o valor mínimo e o valor máximo (deve digitar somente números) que o filtro irá abranger, confira se o os dados digitados, se estiver de acordo clique em Adicionar.

Vários tipos de registros no sistem VCupom, entre eles destinos, grupo de filtros, filtros e filtros de preço, precisam que após a adição do mesmo, o checkbox de ativação desse registro seja habilitado, caso contrário o sistema VCupom irá ignorar o registro em questão e não irá exibi-lo em seu site.

12. Fazendo upload e gerenciando as imagens

Para gerenciar as Imagens do site/sistema acesse o Admin do seu sistema e clique no menu Imagens.
Com esta ferramente é possível gerenciar a hierarquia de pastas e subpastas e orgarnizar melhor as imagens que serão utilizadas no site.

Como utilizar a ferramenta:

  • Nova pasta – Para criar uma nova pasta clique no botão Nova pasta.
  • Upload de imagem – Para fazer o upload de uma imagem, selecione a pasta onde deseja realizar o upload e clique no botão Fazer upload de arquivo.
  • Deletar imagem – Para deletar uma imagem, selecione a imagem desejada e clique no botão Deletar ou clique com o botão direito na imagem desejada e clique em Deletar.

14. Visualizando os relatórios de vendas, faturamento, comissão, parceiros

O sistema VCupom conta com diversos relatórios para auxiliar na administração do site:

14.1 Faturamento diário

Este relatório é para detalhar o faturamento diário do site.
O relatório possui 2 filtros de busca e 4 colunas:

Filtros de Busca:

  • Data do dia – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas no dia informado.
  • Cidade – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas na cidade informada.

Colunas:

  • Cidade – Esta coluna informa as cidades que tiveram vendas realizadas.
  • Método de Pagamento – Esta coluna informa os métodos de pagamento que tiveram vendas relativas à cidade.
  • Quantidade – Esta coluna é para informar a quantidade de vendas realizadas de acordo com a cidade e o método de pagamento listado.
  • Total – Esta coluna é para informar o valor total do faturamento diário de acordo com a cidade e método de pagamento.

Ranking de Ofertas

Este relatório é para exibir as Ofertas em forma de ranking das Ofertas mais vendidas.
O relatório possui 3 filtros e 7 colunas.

Filtros de Busca:

  • Data de Início – Este filtro é para considerar apenas as vendas a partir da data definida.
  • Data de Fim – Este filtro é para considerar apenas as vendas até a data definida.
  • Cidades – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas na cidade definida.

Colunas:

  • ID – Esta coluna informa o ID da Oferta.
  • Oferta – Esta coluna informa a Titula da Oferta.
  • Cidade – Esta coluna informa a cidade da Oferta
  • Unid. vendidas – Esta coluna informa a quantidade de vendas desta oferta.
  • Valor unit. – Esta coluna informa o valor unitário da Oferta.
  • Comissão – Esta coluna informa a comissão a ser repassada para o lojista.
  • Total – Esta coluna informa o valor total arrecadado pelo site.

Vendas Totais

Este relatório é semelhante ào Relatório de Ranking de Ofertas, mas com algums de uma forma mais detalhada.

Na primeira coluna do relatório é possivel clicar em um componente e expandir os detalhes desta oferta.
Os detalhes mostram a quantidade de vendas para cada meio de pagamento.

Lucro Bruto

Este relatório é basicamente para informar o valor bruto vendido de cada oferta.
O relatório possui apenas 1 filtro e 4 colunas.

Filtros de Busca

  • Mês e ano de faturamento – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas nos mês e ano definido.

Colunas:

  • ID – Esta coluna informa o ID da Oferta.
  • Título – Esta coluna informa o Titulo da Oferta.
  • Valor – Esta coluna informa o valor total das vendas da Oferta.
  • Quantidade – Esta coluna informa a quantidade de vendas da Oferta.

Lucro Liquido

Este relatório é basicamente para informar o valor liquido vendido de cada oferta.
O relatório possui apenas 1 filtro e 4 colunas.

Filtros de Busca

  • Mês e ano de faturamento – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas nos mês e ano definido.

Colunas:

  • ID – Esta coluna informa o ID da Oferta.
  • Título – Esta coluna informa o Titulo da Oferta.
  • Valor – Esta coluna informa o lucro liquido das vendas da Oferta, de acordo com a comissão do parceiro.
  • Quantidade – Esta coluna informa a quantidade de vendas da Oferta.

Comissão

Este relatório é para informar a comissão que o Vendedor irá receber de acordo com a quantidade da oferta vendida.
O relatório possui 2 filtros e 5 colunas.

Colunas:

  • Vendedor – Esta coluna informa o nome do vendedor.
  • ID – Esta coluna informa o ID da Oferta.
  • Titulo – Esta coluna informa o Titulo da Oferta.
  • Comissão – Esta coluna informa o valor da comissão que o Vendedor irá ganhar pelas vendas da Oferta.
  • Quantidade – Esta coluna informa a quantidade de vendas que a oferta teve.

Parceiros

Este relatório é para informar quantas ofertas o parceiro possui cadastrada no site e dessas cadastradas quantas estão ativas e inativas.
O relatório 4 colunas.

Colunas:

  • Parceiros – Esta coluna é para informar o nome do parceiro.
  • Número de Ofertas – Esta coluna é para informar a quantidade de ofertas cadastadas do parceiro.
  • Ofertas ativas – Esta coluna é para informar dentre as ofertas cadastradas quantas estão ativas.
  • Ofertas vencidas – Esta coluna é para informar dentre as ofertas cadastradas quantas estão inativas.

Reembolso

Este relatório é para informar sobre os reembolsos realizados para o estabelecimento.
O relatório possui 2 filtros e 5 colunas.

Filtros de Busca

  • Mês e ano de faturamento – Este filtro é para considerar apenas vendas realizadas nos mês e ano definido.
  • Empresa – Este filtro é para considerar apenas registros relacionados à empresa selecionada.

Colunas:

  • Empresa – Esta coluna é para informar a empresa.
  • ID – Esta coluna é para informar o ID da Oferta.
  • Titulo – Esta coluna é para informar o Titulo da Oferta.
  • Reembolso – Esta coluna é para informar o valor do Reembolso para a Empresa.
  • Quantidade – Esta coluna é para informar a quantidade de reembolso por esta oferta.